O que é Psicopedagogia?

O aprendizado está aliado a um processo bastante extenso de desenvolvimento, e por conta disso existem áreas que se propõem a estudar ambos os temas de modo associado, traçando concepções importantes para o momento em questão.

De forma prática, podemos analisar isso por meio da Psicopedagogia, que como o próprio nome é capaz de nos sugerir, associar conceitos tanto da Psicologia quanto da Pedagogia, analisando de forma mais atenta o período de maior contato das crianças com o conhecimento. Logo abaixo, siga entendendo sobre:

O que é Psicopedagogia?

Ao unir a Psicologia com a Pedagogia, a Psicopedagogia é uma área que volta suas atenções para a análise conjunta da mente humana e do processo de aprendizagem, entendendo pontos importantes que permitem esses profissionais trabalharem melhor esse processo junto aos pacientes.

A partir do seu foco, é bem comum que trabalhe diretamente com crianças, visto que ao longo dessa fase elas passam a ter um maior contato com a aprendizagem, ressaltando possíveis desafios e demandando uma análise mais atenta para a percepção de possíveis métodos.

No entanto, vale a pena frisar que esses profissionais também podem trabalhar com adultos, auxiliando bastante também nesse momento da vida.

Para que serve?

Em sentido prático, essa é uma área que serve para identificar desafios e entender a razão pelos quais eles surgem, agindo de maneira ativa na resolução de problemas que podem afetar de forma negativa o processo de adquirir conhecimento.

Dessa forma, auxilia os pacientes a métodos que funcionam melhor para si, ajudando na percepção de assuntos diferentes e tornando mais simples a absorção dos mesmos.

Qual é a diferença entre Pedagogia e Psicopedagogia?

A Pedagogia é a área que se volta de modo mais específico para a Educação, pensando em métodos mais gerais para serem trabalhados principalmente em escolas, auxiliando a obtenção de conhecimento.

No entanto, a Psicopedagogia se mostra mais abrangente uma vez que analisa com o rigor da Psicologia os problemas que podem surgir durante esse mesmo momento, entendendo de forma mais singular cada caso para que haja efetivamente diante deles.

Quanto um psicopedagogo cobra por consulta?

Existem casos onde os Psicopedagogos já atuam diretamente nas instituições de ensino, acompanhando os alunos e podendo fazer indicações para um tratamento mais atento com o psicólogo, por exemplo, mas sem cobrar nada para isso.

Porém, há aqueles que trabalham em consultórios, nos permitindo marcar consultas para que o caso da criança ou até mesmo adulto seja analisado individualmente.

Para isso, o valor médio cobrado é de cerca de R$100, dependendo de fatores como a localização e o profissional, por exemplo. De toda forma, o investimento vale muito a pena diante dos resultados.

Atualizado em: 19/06/2024 na categoria: Para crianças