Dinâmicas para jovens Simples e criativas

Trabalhar com o público jovem não é uma tarefa simples, mas se tem algo que ajuda com isso certamente é conseguir organizar atividades diferentes que o façam fugir do óbvio e aprender algo de forma prática.

Para isso, reunimos abaixo ideias de Dinâmicas para jovens que funcionam muito bem, além de serem bastante simples de serem realizadas. Siga conferindo:

Semelhanças

Por meio dessa dinâmica simples, que não demanda nenhum tipo de organização prévia, os jovens podem exaltar aquilo que possuem em comum entre si, seja quanto a semelhanças físicas ou até mesmo em relação ao que parecem no que diz respeito a personalidade.

Além de analisar a si mesmo e ao outro de forma simultânea, essa ideia colabora para que possamos ir além das diferenças naquilo que percebemos ao olhar para alguém.

Atividade guiada

Essa é uma dinâmica que pode ser feita a partir da divisão em duplas ou grupos maiores de acordo com a quantidade de jovens que irá participar, fazendo com que se relacionem entre si e desenvolvam pontos importantes diante da interação.

A prática consiste, basicamente, em vendar uma pessoa enquanto a outra precisa guiá-lo para chegar a um objetivo, que pode incluir a chegada ao ponto final de um circuito, por exemplo.

Troca de elogios

Como o próprio nome nos sugere, essa dinâmica é voltada para que todos os participantes possam citar algo positivo que enxergam no outro, especialmente com relação a personalidade que possuem, mas também com base em características físicas.

Isso pode ocorrer tanto de forma oral quanto com bilhetes carinhosamente escritos, sendo possível realizar adaptações de múltiplas maneiras.

Mímica

A mímica é uma brincadeira bastante conhecida e que pode ser feita em meio a grupo de jovens, inclusive com detalhes diferentes e criativos, como a proposta de adivinhar aquilo que está sendo desenhado pelo outro.

Motivados por acertar, será possível viver momentos bastante divertidos entre si, além de trabalhar aspectos como a comunicação e percepção dos que estão ao seu redor.

Conversa com empatia

O nome dado a essa dinâmica evidencia um dos principais pontos a serem conquistados com a sua realização, que é justamente a empatia.

Na prática, para que isso se torne possível, é interessante que de maneira antecipada sejam organizadas perguntas sobre o que fazer em determinada situação. Feito isso, as questões devem ser sorteadas para que todos tenham a oportunidade de responder a algumas delas.

Construindo juntos

Para uma dinâmica que pode contar com mais tempo para ser organizada, uma sugestão é pedir que os jovens se reúnam para levar materiais que possam ser utilizados para a construção de uma maquete, fazendo, por exemplo, um prédio.

É possível utilizar itens recicláveis e a ideia é que percebam como, juntos, podem trabalhar melhor e chegar a bons resultados.

Atualizado em: 19/02/2024 na categoria: Interpessoalidade