O que é Deficiência intelectual?

Também denominado como Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, a Deficiência intelectual está ligada a limitações que podem interferir diretamente no desenvolvimento de uma pessoa, o que é ressaltado de múltiplas maneiras em cada caso. Assim, siga entendendo melhor sobre logo abaixo:

O que é considerado Deficiência intelectual?

Basicamente, a Deficiência intelectual se refere a um transtorno capaz de gerar limitações no exercício das atividades mentais, sendo um ponto negativo para áreas como o raciocínio e também o planejamento.

Além disso, podemos ressaltar que pode gerar ainda dificuldades na adaptação a diferentes contextos, uma vez que essa deficiência torna mais complicado o estabelecimento de relações sociais, por exemplo.

Sendo assim, quem tem essa questão enfrenta uma maior dificuldade no aprendizado, bem como na realização de tarefas diárias que podem ser consideradas simples para outras pessoas.

Sintomas de Deficiência intelectual

Mas afinal, como entender se um determinado quadro realmente se refere a Deficiência intelectual?! Bom, para chegar a essa certeza é importante buscar o atendimento individualizado com um especialista, mas em primeiro momento pode começar se atentando aos seus principais sintomas.

Assim, dentre eles estão os seguintes:

  • Atraso no desenvolvimento cognitivo;
  • Medo em excesso;
  • Dificuldade na comunicação;
  • Não conseguir dar continuidade ao que aprende;
  • Nervosismo.

No entanto, vale ressaltar que não é possível chegar a um diagnóstico apenas com a análise dos sintomas, sobretudo se eles aparecem de modo pontual.

Quais são os tipos de deficiência intelectual?

Normalmente, o nível intelectual de uma pessoa tende a ser mensurado a partir do Quociente de Inteligência (QI), ocorrendo a realização de testes aprimorados especificamente para dar um resultado relevante diante do índice estipulado.

Com isso, atualmente a OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica os tipos de Deficiência intelectual conforme o resultado desses testes, havendo quatro possibilidades gerais de enquadramento que são:

  • Retardo mental leve – Qi entre 50-69;
  • Retardo mental moderado – Qi entre 35-49;
  • Retardo mental grave – Qi entre 20-40;
  • Retardo mental profundo – Qi abaixo de 20.

Atualizado em: 27/11/2023 na categoria: Transtornos