O que Provoca o sentimento de Culpa?

Em alguns sentidos se sentir culpado é comum e pode demonstrar até mesmo o reconhecimento por um erro, mas até que ponto é comum carregar consigo essa sensação?

Para que se torne possível entender melhor sobre o tema, explicamos logo abaixo sobre o que provoca o sentimento de culpa, dentre outras questões associadas. Confira:

O que Provoca o sentimento de Culpa?

O grande ponto que acaba colaborando para o surgimento do sentimento de culpa é a avaliação de si mesmo, o que pode evidenciar pontos negativos os quais, refletindo melhor sobre de modo posterior, podemos nos arrepender e reprovar.

Assim, de modo geral o que prova o sentimento de culpa é a contrariedade entre o que fizemos com aquilo que acreditamos, muitas vezes violando valores que consideramos que não podem ser feridos por conta da nossa própria índole.

Por isso dizemos que esse sentimento pode ser comum em alguns, pois é natural que a gente reprove algumas atitudes, ponto interessante justamente por nos permitir fazer uma reavaliação e perceber possíveis mudanças que podem soar interesses.

Contudo, de forma recorrente podemos evidenciar certa anormalidade, inclusive podendo gerar maiores danos ao nosso psicológico.

Quais os sintomas do sentimento de culpa?

Assim, uma maneira de perceber a anormalidade dessa questão é a partir dos sintomas que tem vivenciado, considerando ainda que com base nisso pode se dar conta da necessidade de buscar por apoio profissional para a melhora desejada.

Dessa forma, por mais que os sintomas possam se apresentar de modo diferente a cada caso, é possível estabelecer aqueles que são identificados com maior recorrência, mesmo que isso não signifique um diagnóstico completo.

Dentre os principais sintomas associados ao sentimento de culpa, estão:

  • Autodepreciação;
  • Angústia;
  • Isolamento;
  • Mau humor;
  • Ansiedade.

Como se livrar do sentimento de culpa?

Agora que você já conhece melhor o problema e pode ter até mesmo se identificado com ele, é claro que é fundamental pensar também na maneira que pode ser utilizada para a sua melhora, visto que esse não é um estado determinante.

Diante disso, o primeiro passo a seguir é buscar pela realização de terapia, visto que apenas o contato de forma individualizada com um profissional poderá te ajudar da forma necessária, entendendo suas particularidades e te permitindo dividir aquilo que sente.

É a partir disso que poderá desenvolver a inteligência emocional, o que inclui aspectos como perdoar a si mesmo e superar aquilo que vê como um problema na sua personalidade, já que é realmente comum não estar satisfeito com tudo e o que precisa ser ajustado é sua forma de lidar com isso.

Atualizado em: 27/11/2023 na categoria: Afetividade