Os 29 Transtornos mentais mais Comuns do mundo

No post logo abaixo, te explicaremos melhor sobre transtornos mentais. condições onde há disfunção na atividade cerebral, fugindo do estado considerado normal.

Abaixo, confira os principais deles e uma explicação sobre cada um:

Depressão

Considerada por alguns especialistas o transtorno do século, a depressão atinge pessoas em diferentes faixas etárias e em diversos contextos, fazendo com que sintam uma tristeza profunda, bem como desânimo.

É comum que quem enfrenta esse transtorno tenha também questões relacionadas ao sono, falta de energia e dificuldades na interação social.

Ansiedade

Causando forte sensação de tensão e receio, a ansiedade é marcada por ser o medo daquilo que não é conhecido, trazendo sensações negativas diante do desconhecido.

Entre seus principais sintomas, podemos citar a falta de ar, coração acelerado e até mesmo tremores.

Transtorno Bipolar

Já a bipolaridade se refere a inconstância, questão que atinge diretamente o humor e, por isso, implica negativamente em pontos como as relações sociais e afetivas.

Bulimia

A Buliminia está entre os principais transtornos do nicho alimentar, e quem a possui costuma colocar para fora aquilo que é ingerido de forma prejudicial ao corpo e a mente.

Anorexia

Outro transtorno alimentar é a Anorexia, onde o receio de engordar faz com que a pessoa se veja diferente do que realmente é, por vezes deixando de comer e perdendo muito peso.

Esquizofrenia

Entre os transtornos psicóticos, está a Esquizofrenia, onde é perceptível uma ligação com aquilo que não é real, sem que a pessoa possa dissociar o que é verdadeiro e o que é montado pela sua própria mente.

Borderline

Tendo se tornado pauta de debates atuais de forma recorrente, Borderline é o nome dado ao transtorno que conta com a instabilidade como sua principal característica, podendo estar associado a agressividade, por exemplo.

Fobia social

Marcado por ser o medo em excesso e fora do comum de interações sociais, esse transtorno interfere diretamente em tarefas do cotidiano, como falar em público.

Transtorno Obsessivo-compulsivo

Ligado a ansiedade, o Transtorno Obsessivo-compulsivo, também conhecido pela sigla TOC, é o quadro onde as práticas repetitivas são essenciais, inclusive como forma de fugir de pensamentos negativos que costumam surgir.

Estresse pós-traumático

Esse é outro transtorno que tem ligação com a ansiedade, tendendo a surgir após situações que nos atingem negativamente, deixando gatilhos que de forma recorrente nos fazem voltar a ser afetados sobre.

Dependência química

Poucos sabem, mas a Dependência química também é um transtorno, merecendo atenção e cuidados. Inclusive, de forma mais específica, é muito comum que ela ocorra por conta do uso constante do álcool.

Distimia

Frequentemente lido como alguém pessimista e desanimado, quem enfrenta a distimia tem um mau humor frequente e inexplicável, interferindo diretamente no seu dia a dia.

Transtorno explosivo intermitente

Surtos de agressividade e intensa tensão caracterizam esse transtorno de modo geral, sendo uma condição que pode levar até mesmo a destruição de bens próprios.

Somatização

O excesso de reclamações relacionadas a sua própria condição física, pode se enquadrar no transtorno da Somatização, onde a ansiedade e oscilações de humor levam a pessoa a crer que há algo de errado consigo, mesmo que não haja de fato.

Transtorno de personalidade narcisista

A intensa valorização de si mesmo, a necessidade validação dos outros e o ato de depreciar as pessoas para a melhora de si mesmo, marca o transtorno narcisista.

Transtorno paranoide

Já quem tem o transtorno paranoide, está sempre desconfiando de tudo e todos, tendo dificuldade para acreditar nas pessoas e estabelecer relações sinceras.

Transtorno de personalidade histriônica

Esse transtorno, por sua vez, tem como principal sintoma a busca excessiva por atenção, associada também ao medo de estar sozinho, criando apego com facilidade.

Transtorno delirante

Assim como a esquizofrenia, o transtorno delirante e se encaixa entre os transtornos do tipo psicótico.

Disfunções sexuais

Entre os principais transtornos ligados a Disfunções sexuais, podemos citar a ejaculação precoce, questão que atinge principalmente aos homens.

Transtorno do Espectro Autismo

Popularmente citado apenas como Autismo, esse transtorno afeta diretamente o neurodesenvolvimento, podendo ser diagnosticado ainda muito cedo.

Síndrome do pânico

O Transtorno do pânico inclui intensas crises de ansiedade, o que surge como resultado de receios constantes.

Agorafobia

Ainda no grupo de fobias, caracterizadas também como transtornos, há a Agorafobia. Esse é o medo de ter crises de ansiedade ou pânico em locais de difícil saída.

Déficit de atenção

Muito conhecido através da sigla TDAH, esse é um dos principais transtornos relacionados ao neurodesenvolvimento.

Parkinson

Já o Parkinson faz parte do grupo de transtornos neurocognitivos, sendo comum que cause tremedeiras.

Alzheimer

Outro transtorno neurocognitivo é associado ao Alzheimer, que afeta principalmente aos idosos e sua memória.

Insônia

Poucas pessoas sabem mas a insônia também é um transtorno, ligados ao que possuem intensa dificuldade para dormir, mesmo diante do cansaço do corpo.

Hipersonolência

Enquanto isso, a Hipersonolência se caracteriza por ser o transtorno ligado a quantidade excessiva de sono.

Síndrome de Estocolmo

A síndrome de Estocolmo é até um tanto quanto conhecida, e é o transtorno desenvolvido diante de uma situação de abuso, quando a vítima desenvolve algum tipo de carinho por quem o pratica.

Demência

A demência é tida como um transtorno neurocognitivo maior, onde quem o possui vai lentando perdendo suas funções mentais, a exemplo da memória e capacidade de aprendizado.

Atualizado em: 27/11/2023 na categoria: Transtornos