Abordagens da Psicologia: Conheça as principais

A Psicologia é uma área bastante abrangente e justamente por essa razão podemos analisar de forma mais próxima as Abordagens da Psicologia, havendo diferentes tipos delas.

Assim, para que conheça entendendo melhor sobre o tema, reunimos logo abaixo as principais, as conceituando também a partir das principais características que possuem. Confira:

Psicanálise

A Psicanálise, muito conhecida por ter sido idealizada por Freud, é voltada para uma análise e reflexão sobre eventos anteriores, motivando o paciente a trabalhar o seu inconsciente.

Dessa forma, é possível detectar e tratar emoções que podem ter sido reprimidas no passado, dando a elas uma atenção maior no presente.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

De acordo com a ideia dessa abordagem da Psicologia, há uma ligação pensamos, sentimos e fazendo. Portanto, busca justamente analisar todos esses pontos para posteriormente fazer a ligação devida entre eles.

Com isso, consegue ser um tratamento bastante efetivo para quem sofre de forma recorrente com questões como a auto sabotagem, pois analisa de perto a causa da questão.

Análise Junguiana

Já quando falamos em Análise Junguiana, estamos nos referindo a vertente da Psicologia motivada pela ideia de gerar um alinhamento entre ações e pensamentos ligados tanto ao consciente quanto ao inconsciente.

Ela conta com um modelo mais livre que não necessariamente é baseada na cronologia, por exemplo, dando uma certa liberdade nos relatos que partem dos pacientes.

Behaviorismo

Behaviorismo, por sua vez, é uma abordagem comportamental que busca analisar o modo do paciente de lidar com as diversas situações do seu dia a dia, uma vez que a teoria é baseada justamente na ideia de adaptabilidade de comportamento que podemos ter em diferentes contextos.

Abordagem Humanista

Por fim, mas não menos importante, citamos a Abordagem Humanista, que tem como principal característica a busca por tentar entender a individualidade de cada pessoa, o que se torna possível a partir de elementos como as experiências pessoais das mesmas, por exemplo.

Assim, ressalta o potencial humano e busca ressaltar a liberdade que temos para agir da forma como desejamos, trabalhando nesse sentido a importância da conciência.

Atualizado em: 27/11/2023 na categoria: Temas em Geral