Vontade de sumir: Como identificar e Superar?

Muitas vezes somos exigidos pela nossa família, amigos, e a sociedade em geral a corresponder as suas diversas demandas, em alguns casos, pensamentos como a “vontade de sumir” podem acontecer. Confira o texto a seguir sobre esse assunto

Vontade de sumir? O que é isso?

Acordar desanimado, sem vontade de comer, trabalhar, de levantar da cama. Quem nunca passou por isso não é mesmo? Essas situações são mais comuns do que imaginamos, pois nem todos os dias estamos bem e muitas dessas situações são acompanhados pelo cansaço e sentimentos de tristeza.  Nesses momentos, pode ser frequente uma vontade muito intensa de sumir e de não está presente ou simplesmente fechar os olhos para as dificuldades da vida.

Quais as causas?

É necessário analisar as causas do sentimento de fugir ou de sumir de certas situações, pois se forem muito constantes podem ser prejudiciais a saúde mental, como o surgimento da depressão, caracterizada principalmente pela falta de energia, pensamentos negativos e rebaixamento da auto estima.

O contexto social também deve ser refletido, pois marcadores sociais como, raça, gênero, classe social são condições que impactam significativamente na qualidade de vida. Pessoas que têm pouco acesso a saúde, trabalho, educação e que constantemente sofrem diversos tipos de preconceitos e discriminações são expostas a fatores estressores que influenciam na vontade de sumir de uma sociedade desigual.

Além do contexto social, a história de vida de cada pessoa é importante para entender as motivações que levaram a esse estado. Dificuldades de traçar metas, objetivos de vida e ou/ entender suas próprias motivações e desejos podem colaborar para essa situação. A falta de autoconhecimento, mágoas do passado, não saber dizer “não”, assim como, doenças ou problemas de saúde são elementos que afetam esse quadro.

Como superar?

É importante ressaltar que se esse sentimento for recorrente e te impeça de exercer as atividades cotidianas é necessário recorrer ajuda profissional.

1.O auto conhecimento pode ser um aliado, saber o que deseja, suas aspirações, motivações e o que te faz bem são elementos essenciais para viver uma vida melhor.

2. Aprender a dizer “não” reconhecendo seus limites e potencialidades é igualmente fundamental;

3. Assim, como no item anterior, você não é obrigado(a) a corresponder todas as expectativa das pessoas, além de demandar muito energia é bem cansativo. É melhor focar naquilo que te inspira e que faz sentido pra sua vida.

Atualizado em: 27/04/2022 na categoria: Temas em Geral