Agressão verbal: Como identificar e Agir?

Apesar da violência física ganhar mais destaque na sociedade, causando mais compadecimento por exemplo, é preciso entender que há outras formas em que essa prática se pronuncia, como por meio da violência verbal. Entenda melhor sobre ela abaixo:

Agressão e violência

Antes de começamos conceituando este tema Chamamos de agressão verbal o evento onde alguém atinge a uma outra pessoa por meio de afirmações pejorativas, palavras negativas e que possuem impacto danoso a vida do outro, uma vez que podem afetar diretamente a visão que se tem sobre si mesmo.

É preciso entender também a intencionalidade das palavras que são preferidas, via de regra demonstrando o desejo de humilhar ou ridicularizar o outro, além da possibilidade de busca por manipulação e controle da pessoa a quem se refere, tentanto incutir a ela suas próprias concepções, que nem sempre são reais, mas partem do desejo de que pareçam ser.

Agressão verbal e abuso psicológico

É comum que em um momento possamos falar algo de negativo ao outro, mas a recorrência disso demonstra sim um sinal de abuso psicológico, principalmente quando a pessoa entende o quanto isso afeta o seu equilíbrio mental, podendo gerar consequências como a perca de autoestima e até mesmo depressão.

Apesar dos danos não serem visíveis como quando pensamos em agressões físicas, as palavras podem gerar machucados por toda a vida, criando receios para se relacionar com outras pessoas, simplesmente sair de casa ou realizar alguma atividade, já que pode passar a se sentir inferior e também incapaz.

Há ainda casos onde a vítima se apega cada vez mais ao seu agressor, entendendo que precisa estar com ele por necessidade, afinal, não seria possível conquistar uma outra pessoa de acordo com o que foi levada a pensar sobre si, uma forma de manipulação muito presente em relações afetivas e que por vezes podem ser percebidas apenas ao final do vínculo.

Agressão verbal na prática

Em sentido prático, a agressão verbal pode se pronunciar de diversas maneiras diferentes. Para que possa entender melhor sobre o assunto e também o identificar caso necessário, confira algumas das possibilidade que a envolve:

  • Xingamentos;
  • Palavras desmotivacionais;
  • Chantagens e ameaças;
  • Negação dos fatos de forma agressiva;
  • Constantes adjetivos negativos;
  • Linguagem impositiva.

Como buscar apoio diante da agressão verbal?

Além de buscar o devido suporte psicológico para cuidar dos traumas deixados pela prática da agressão verbal, é necessário também que busque a lei, pois ela nos oferece amparo diante desses casos, mesmo que isso ainda seja pouco divulgado ou conhecido.

A Lei Maria da Penha, por exemplo, se enquadra em casos de violência psicológica que envolve aspectos da agressão verbal como a ameaça, ridicularização e humilhação, dentre outros fatores que podem ser associados e lhe dar o devido suporte legal, até mesmo com uma medida protetiva.

Atualizado em: 13/05/2022 na categoria: Temas em Geral