Terapia ABA: Como funciona? Vale a pena?

Os cuidados com a saúde mental estão despertando cada vez mais atenção das pessoas, o que ocorre em diferentes casos, diante dos quais abordagens diversas acabam surgindo como uma possibilidade a ser considerada.

É justamente nesse sentido que vem ganhando destaque a Terapia ABA, sobre a qual seguimos te explicando logo abaixo para que tire todas as principais dúvidas acerca da mesma, confira:

Qual a finalidade da terapia ABA?

A Terapia ABA se refere a Terapia Comportamental Aplicada, voltada em especial para crianças autistas, mas podendo também ser utilizada como método de tratamentos para outros grupos, a exemplo de pessoas que possuem TDAH.

Basicamente, a abordagem que utilizava para conseguir lidar com comportamentos tido como indevidos é um reforço positivo, que se dá por meio de recompensas diante dos resultados positivos, funcionando como um estímulo para mudanças comportamentais.

Em razão disso, é muito comum que o trabalho seja realizado de maneira conjunta entre o profissional da área e a família, que deve dar seguimento a essa ideia no cotidiano.

Onde ABA pode ser aplicado?

A aplicação do ABA é bastante amplo e já tem se tornado destaque em clínicas de psicologia, especialmente as que são voltadas para o tratamento de crianças, visando garantir a elas uma melhora gradativa de forma adequada, respeitando seus quadros.

Além disso, pode estar presente também em determinados espaços escolares, nos quais as relações sociais passam a ocorrer e podem demandar um tratamento mais atento.

Tem terapia ABA no SUS?

Ainda que essa informação seja pouco veiculada, é sim possível ter acesso a terapia ABA através do SUS, ou seja, de maneira gratuita. Para isso, no entanto, é necessário estar atento a alguns detalhes que possibilitam sua realização.

Nesse sentido, vemos que para isso é preciso contar, para além de documentações pessoais, com um relatório profissional determinando que essa terapia deve ser realizada como parte essencial do tratamento com a criança, servindo assim como uma espécie de encaminhamento.

Pontos positivos da Terapia ABA

Há variados pontos positivos no que diz respeito a aplicação da Terapia ABA, sobretudo por ser um método especialmente pensado para crianças, que considera tanto a fase da vida como as motivações que tendem a fazer com que desenvolvam melhores progressos.

Dessa forma, os principais benefícios a serem considerados são os seguintes:

  • Criação de autonomia;
  • Desenvolvimento de habilidades interpessoais;
  • Controle de comportamento agressivo;
  • Melhora da comunicação;
  • Facilitador da aprendizagem;
  • Promove interação.

Atualizado em: 20/02/2024 na categoria: Transtornos