O que é Transtorno opositivo Desafiador: Como identificar?

Também conhecido por meio da sigla TOD, o Transtorno Opositivo Desafiador tende a afetar crianças ainda muito novas, fazendo com que apresentam uma personalidade desafiadora diante daquilo que lhe é imposto como regra.

Como um transtorno, é possível que ele seja devidamente tratado para que as consequências do quadro sejam contidas e devidamente trabalhadas com base no apoio especializado.

Para isso, é preciso entender melhor o caso. Abaixo, siga conferindo sobre:

O que é Transtorno opositivo Desafiador?

Chamamos de Transtorno opositivo Desafiador o constante caráter desobediente de crianças, reflexo de questões como a falta de controle sobre si mesmo e suas emoções, além de picos de raiva que também surgir em ligação a isso.

Mesmo que a rebeldia em si possa ser lida como comum a determinadas fases, a presença de pensamentos negativos frequentes, bem como as irritações e desobediência propriamente ditas, são pontos que caracterizam esse transtorno.

Sintomas do Transtorno opositivo Desafiador:

Analisando esse transtorno, é possível perceber diversos sintomas diferentes, muitos deles causando confusão e fazendo com que as pessoas pensem ser apenas um estado de rebeldia, quando na verdade é um enfrentamento que demanda maior atenção.

Nesse sentido, é possível perceber de forma muito presente sintomas como:

  • Ansiedade;
  • Agressividade;
  • Irritabilidade;
  • Agitação;
  • Birra;
  • Descontrole emocional;
  • Prazer em descumprir regras.

Existe cura para o Transtorno opositivo Desafiador?

Apesar de não existir cura, há tratamentos muito eficazes para esse transtorno, o que envolve desde a terapia até o uso de remédios controlados, pensados principalmente para o controle da questão emocional.

Mas com certeza há um outro ponto muito importante que deve estar associado a esses pontos, se trata da educação. Isso deve ser pensado para todas as pessoas que estão em contato direto com a família, assim a criança encontrará o apoio e compreensão necessários na sua casa para a melhora desejada.

Atualizado em: 27/11/2023 na categoria: Transtornos