Terapia Sistêmica: Qual o seu foco?

Muito tem se falado nos últimos anos acerca da importância da terapia como uma forma de entender mais a si mesmo e a maneira como lida com o mundo a sua volta. Nesse mesmo sentido, ainda podemos aproveitar para ressaltar diferentes abordagens.

Sendo assim, logo abaixo seguimos te trazendo as principais informações acerca da Terapia Sistêmica. Confira e claro, tire suas dúvidas sobre:

O que é a terapia sistêmica?

Basicamente, a terapia sistêmica é uma modalidade terapêutica que visa entender o ser humano e as suas relações, justamente por entender que o que somos é resultado também dessas interações, diante da qual influenciamos uns aos outros.

Para tanto, são analisados não somente a pessoa em si, bem como todo o sistema do qual ela faz parte, podendo entender melhor o contexto vivenciado e possíveis questões que surgem a partir do mesmo.

Qual é o foco da terapia sistêmica?

Como essa terapia é voltada para entender o todo e não somente o paciente em si, se torna uma opção muito recomendada para quem está em busca da realização de terapia familiar ou de casal, visto que assim o contexto vivido nessas relações também poderá ser analisado.

É por conta disso que se torna uma abordagem comuns para psicólogos com experiência no tratamento de questões familiares e amorosos, bem como aqueles que buscam tratar de maneira simultânea todas as partes da questão, como quando um casal se consulta juntamente para tratar possíveis questões.

Quais são as vantagens da abordagem sistêmica?

O principal ponto positivo atrelado a Terapia sistêmica é o fato de tratar-se de uma abordagem mais ampla, que estuda os problemas a partir da sua complexidade, tornando mais efetiva a identificação de causas, otimizando assim todo o tratamento.

Dessa forma, tanto questões internas quanto externas serão consideradas, fazendo que o paciente possa apresentar uma melhora não somente com relação a si mesmo, bem como nas suas interações.

Atualizado em: 01/01/2024 na categoria: Temas em Geral