Transtorno de Humor: O que é e Qual o Tratamento?

Mudanças repentinas são comuns até certo ponto, mas há casos onde elas podem ser o principal ponto para a identificação do Transtorno de humor. Abaixo, entenda melhor sobre esse quadro com base em seus sintomas e também meios de tratamento:

O que é Transtorno de Humor?

O Transtorno de Humor é caracterizado pela Psicologia como uma patologia que faz com que haja um frequente oscilação de comporto em consequência das alterações de humor, o que pode causar diversas implicações tanto individualmente quanto no contato com o outro.

Esse transtorno, que também pode ficar conhecido como perturbação de humor, traz diversos prejuízos e diante disso podemos perceber a urgência em reconhecer os seus sintomas e, a partir disso, iniciar o tratamento o quanto antes.

Como identificar o Transtorno de Humor?

No geral, é a mudança brusca e sem explicações de humor o principal sintoma desse transtorno, uma vez que a partir disso é possível perceber reações como a oscilação de energia e picos de estresse desproporcionais a determinadas situações.

Como outros fatores, podemos citar o desânimo para algo no que sinta muito interesse anteriormente, valendo a pena frisar que esse desinteresse repentino também é visto nas relações afetivas, sendo complicado as manter por longo prazo.

É importante ter em vista também possíveis consequências ligadas ao Transtorno de Humor, são elas:

• Bipolaridade;
  • Distimia;
  • Depressão;
  • Ciclotimia.

Como cuidar do Transtorno de Humor?

Não existe ainda uma cura efetiva para o Transtorno de Humor, mas podemos aderir ao seu tratamento para lidar da melhor maneira com suas consequências. Nesse sentido, o primeiro passo é buscar pela psicoterapia, podendo ser direcionado a um psiquiatra.

No geral o caso também demanda o uso regular de medicamentos antidepressivos, o que tende a melhorar a qualidade de vida do paciente tanto a partir da melhor relação consigo mesmo quanto com os outros.

Atualizado em: 27/11/2023 na categoria: Transtornos