As 5 linguagens do Amor e seus Significados

Você já ouviu falar sobre As 05 linguagens do amor? Esse beststeller tem sido muito falado nas redes sociais.

5 linguagens do amor é o nome do livro escrito pelo estadunidense Gary Chapman. Ele é pastor, professor, conselheiro amoroso e familiar, Gary dedica seus trabalhos aos estudos sobre relacionamentos e matrimônio. O autor também possui mestrado em educação religiosa e PHD em educação para adultos.

O que são as 5 linguagens do amor?

Através de observações por meio dos atendimentos realizados para casais, Chapman foi observando que cada pessoa tem a sua maneira particular de receber amor. É um jeito ou característica individual que cada sujeito tem de se sentir amado(a) pelo outro. Os principais conflitos entre os casais decorrem do não saber a sua maneira específica de se sentir amada(a) e a da (o) parceira(o) também. É como se cada pessoa estivesse falando línguas diferentes e não conseguissem se comunicar.

O autor também conceitua o termo chamado “tanque do amor”, esta metáfora representa a quantidade de amor que temos dentro de nós. Quando o tanque está cheio, nos sentimos correspondidos pela forma, ou melhor, a linguagem de amor da(o) companheira(o). Já quando o tanque está vazio, os(as) parceiros(as) não se sentem amados(as), aumentando as diferenças e divergências entre o casal.

Quais são as linguagens?

Os diferentes tipos de linguagens listadas por ele são:

1.Tempo de qualidade

São pessoas que para se sentirem amadas necessitam de tempo de qualidade juntos, como por exemplo: um passeio, conversas agradáveis ou assistir um filme. Podem ser feitas diversas tarefas, desde que tenha dedicação e atenção para passar um período de contato genuíno juntos ou com amigos e familiares. A presença e  a dedicação de tempo é muito importante para quem fala essa língua.

2.  Palavras de afirmação

As palavras de afirmações são elogios, apoio, palavras de confiança, incentivos como: ”você consegue”, bem como falar o quanto considera aquela pessoa importante e especial. Nessa categoria encontram-se pessoas que se sentem mais amadas quando ouvem esses tipos de afirmações positivas.

3. Presentes

Nesse grupo, os sujeitos se sentem mais amados quando ganham presentes, não necessariamente caros, mas que tenham um alto valor simbólico, pode ser um chocolate, flor, uma pizza, ou qualquer outra coisa. O  que menos importa aqui é o financeiro, o mais importante é se sentir lembrada(o) e amada(o) pela pessoa que deu o presente.

4. Gestos de serviços

São atos ou gestos que demonstram algum tipo de favor como: lavar uma louça, pegar o lixo, ajudar em algum tipo de atividade. Não são atividades exclusivas para serviços domésticos. Neste padrão estão as pessoas que enchem seu tanque de amor através destes gestos.

5. Toques físicos

Esta categoria é bem óbvia, são pessoas que gostam do contato físico, não só por meio de sexo, mas também de abraços, segurar as mãos e  beijos por exemplo. É necessário perceber que nem todos têm essa mesma linguagem.

Qual a sua linguagem?

Depois desta breve explicação, deixo a seguinte reflexão: Quais desses tipos de linguagem enche o seu tanque do amor? E qual a do(a) seu parceiro(a)? É importante observar a si mesmo e ter autoconhecimento para perceber quais são os tipos de gestos ou ações faz mais sentido para você, bem como para a pessoa da qual se relaciona.  

Atualizado em: 28/06/2022 na categoria: Temas em Geral