O que é Dependência emocional + Possíveis causas e tratamento

Somos seres sociais, logo temos necessidade de contato com outras pessoas, esta carência é inerente ao ser humano. Mas e nos casos em que esta carência é extrema ? Fica ligado no texto!

O que é a dependência emocional?

É caracteriza por um apego excessivo ao outro, que pode ser parceiro(a) romântico, amigos ou familiares. O excesso de apego é proveniente de uma sensação de vazio e falta de sentido quando não se está acompanhada(o) das pessoas amadas, assim como, crenças  de impotência e insuficiência estão presentes. Há desequilíbrio na relação, na qual, o(a) sujeito(a) se sente incapaz de cuidar de si, sentimentos de medo e insegurança por uma possível perda do objeto de amor.

A dependência se refere ao nome utilizado para pessoas que fazem  uso abusivo de substâncias psicoativas, de maneira similar, nos relacionamentos, mecanismos no cérebro são passíveis de gerar  o mesmo efeito proporcionado pelas drogas, capaz de entorpecer, causar prazer e tapar faltas, por outro lado, abre espaço para as toxicidades relacionais.

Quais são as possíveis causas?

O bebê quando nasce é totalmente desamparo e só sobrevive por causa dos pais ou cuidadores que realizam a tarefa de cuidar e amparar, não só através das necessidades básicas de alimentação, mas também por meio do afeto e calor humano. Nesse momento da infância somos totalmente dependentes do outro e essa relação é importante para o desenvolvimento; com o tempo a dependência vai diminuindo e a criança vai aprimorando e avançando rumo a sua independência. Mas e nos casos em que a pessoa continua dependente de um outro para se amparar?

A questão deve ser analisada na infância, nossos primeiros relacionamentos são com nossos cuidadores, por consequência são as bases para os próximos. Cuidados excessivos na infância que barram o crescimento pessoal, bem como, em casos de  negligência e violência são aspectos importantes para entender as origens da dependência emocional mais tarde.

 Além das questões discutidas acima é preciso observar o contexto e a cultura, por exemplo, países latinos devido às questões econômica e culturais, os filhos têm a tendência de permanecer mais tempo na casa dos pais, logo, o nível de dependência pode ser maior por causa de dificuldades financeiras.

As mulheres, devido a criação que recebem também têm uma inclinação desenvolver uma relação de dependência principalmente com parceiros(as) românticos. A psicóloga e doutora em psicologia, Valeska Zanello explica que as mulheres são subjetivadas, ou seja, as suas personalidades construídas socialmente, pelo dispositivo romântico. O dispositivo romântico é um conjunto de práticas, regras capazes de orientar e definir os comportamentos, sentimentos e pontos de vista. Nesse sentido, as mulheres têm sua autoestima assegurada pelo olhar de alguém que as escolha. Estar em um relacionamento romântico é tomado como uma grande importância, e as outras esferas da vida são desconsideradas.

A mídia e os meios de comunicação como filmes, livros e programas retratam o amor como algo idealizado contribuindo para a crença do amor que completa todos os vazios existenciais. Quem não se lembra dos contos de fadas da Disney? Como nas histórias de Cinderela, branca de neve e bela adormecida? Após encontrar o príncipe encantado, a moça consegue ser feliz para sempre e ter todos os seus problemas dissolvidos? Essas histórias falam de uma pedagogia do amor que está presente na nossa cultura.

É possível superar?

Para poder superar essa situação é necessário entender as origens individuais do problema. Acredito que a psicoterapia pode ser uma grande aliada na superação desse problema através do olhar sobre suas próprias questões, assim como, aprender a desenvolver mais auto suficiência e autonomia. Muitas vezes, as crenças de impotência e fragilidade abalam a auto estima e a pessoa se sente incapaz diante dos desafios. Aprender a dizer não, fazer atividades sozinha(o), excluir a necessidade de controle sobre o futuro e assumir as incertezas da vida são algumas dicas que posso sugerir para lidar melhor com a insegurança e a dependência emocional.

 

Atualizado em: 27/11/2023 na categoria: Afetividade