Borderline: Tudo que precisa Saber sobre a Síndrome

Diante de um crescente conhecimento acerca da Síndrome de Borderline, o que também colabora para um diagnóstico mais assertivo para quem a possui, também nos restam maiores dúvidas, incluindo desde a identificação da questão até a forma de cuidar da mesma.

Sendo assim, dedicamos esse post para que te possamos te explicar melhor sobre Borderline, retirando dúvidas importante e te ajudando a entender melhor antes de buscar por ajuda profissional, caso identifique a necessidade para tal. Confira:

O que é Borderline?

Borderline é o nome dado a um transtorno de personalidade de nível grave, o que ocasiona picos de estresse  associados a uma inconstância no humor mesmo que não haja uma razão identificável para tal.

Ainda que o humor seja um dos pontos básicos para sua identificação, é necessário afirmar desde então que a síndrome está associada ainda a mudanças de comportamento, funcionamento e até mesmo na análise que é feita de si próprio.

O que acontece no cérebro de um Borderline?

No caso de quem é diagnosticado com Borderline, existem diversas mudanças a serem consideradas quanto ao funcionamento das atividades humanas, fatores esses que geram os seus principais sintomas.

Entre eles, devemos considerar os seguintes:

  • Hormônio cortisol em excesso, aumentando o estresse;
  • Córtex pré-frontal ineficiente, gerando emoções com as quais não se é capaz de lidar.

Dessa forma, o comportamento desses pacientes se torna diretamente afetado, incluindo picos de estresse e dificuldade para entender e lidar com aquilo que sente.

Qual a diferença de Borderline e bipolaridade?

Pelo fato do Borderline ser um transtorno de personalidade, é bastante comum que surjam dúvidas sobre a qual diferença sobre ele e o transtorno de bipolaridade. Sendo assim, vamos te explicar sobre.

Na verdade, o que diferencia ambos os quadros é bem simples, bastando ter em vista que no caso do Borderline o paciente apresenta uma instabilidade ainda maior em comparação com a bipolaridade.

Isso diz respeito tanto a intensidade dessa mudança quanto a velocidade em que elas acontecem. Por conta disso, a síndrome de borderline é considerada ainda mais grave pelos psiquiatras e psicólogos.

Sintomas

Para uma análise prévia do seu quadro, é interessante que tenha em vista os principais sintomas da síndrome, mas é importante frisar que para realizar um diagnóstico é preciso seguir com o devido apoio profissional, inclusive para que seja encaminhado ao tratamento ideal para o caso.

Entre os sintomas mais comuns em pacientes com Borderline, por sua vez, estão:

  • Instabilidade de humor;
  • Medo de ser abandonado;
  • Conflitos em relações;
  • Picos de agressividade;
  • Distorção de imagem;
  • Criação de paranoias;
  • Sensação de vazio.

Esses são apenas alguns dos sintomas mais recorrentes e é possível que não sinta todos eles, ressaltando mais uma vez a necessidade de fazer o devido acompanhamento profissional para o seu caso de modo individual.

Tratamento

Borderline é uma síndrome para a qual ainda não existe cura, e diante disso o melhor meio para lidar com a questão é através da psicoterapia, demandando um acompanhamento constante para que possa lidar melhor com a série de sintomas associados ao transtorno.

Em determinados casos, também são indicados estabilizadores de humor, ao menos até que o caso possa ser melhor controlado pela psicoterapia.

Atualizado em: 12/05/2024 na categoria: Transtornos