O que é Automutilação?

A automutilação é um assunto delicado que surge como consequência a diversas questões psicológicas, refletindo a necessidade de suporte profissional nesse sentido, para além daqueles que estão próximos no cotidiano. Abaixo, entenda melhor sobre tal ação:

O que é Automutilação?

A automutilação é o ato de cortar a si mesmo, se machucando e automaticamente causando dor em diversas partes do corpo, mas principalmente em membros como pernas e braços, sendo comum que se pense em locais onde as marcas poderão se manter escondidas.

Apesar do assunto surgir com certa estranheza e até mesmo julgamento por grande parte das pessoas, é preciso frisar que a dor física pode até mesmo ser entendida como um alívio a dor psiquica, mesmo que nenhuma delas deva de fato existir, sendo preciso buscar por apoio de psicólogos e psiquiatras para um entendimento eficaz, pensados justamente para entender e sanar a raiz do problema.

Possíveis causas da Automutilação

A automutilação ocorre diante da ausência de vislumbramento de outras possibilidades a serem recorridas, considerando para tanto que muitas vezes podemos não contar com o apoio necessário daqueles que estão à nossa volta ou até mesmo saem dela em um período difícil.

Assim, quando os pensamentos negativos se tornam muito presentes, a automutilação pode ser causada como tentativa de resolução para os conflitos internos, mesmo que na prática não funcione de acordo com o esperado, pois as razões aliadas a isso vão muito além da superfície da nossa pele e por muitos momentos pode até mesmo não serem materializadas.

Diante disso, podemos entender esse como sinal de busca por um mecanismo de defesa, mas na realidade a melhora necessária não será encontrada na prática que irá até mesmo contribuir para a piora do quadro, além de causar possíveis machucados perigosos para a nossa própria integridade física.

Além disso, como causa para a ação, estão diversas questões que podem até mesmo ter o seu agravamento como consequência da mesma. Algumas delas são:

  • Distúrbios psicológicos
  • Baixa autoestima
  • Perdas importantes
  • Abusos psicológicos e físicos

Como buscar ajuda?

A ajuda terapêutica é um dos pontos base para a melhora nesse sentido, já que quem sofre com a questão poderá contar com um apoio especializado que, além de o ouvir, poderá interpretar possíveis causas e as tratar de forma mais direta, aliviando tensões emocionais e melhorando o quadro geral.

Além disso, uma rede de apoio é essencial diante do contexto, sendo preciso que amigos e familiares demonstrem apoio, pois o julgamento deve sempre dar lugar ao desejo de entendimento, contribuindo para que a pessoa que está sofrendo entenda que ela não está sozinha na importante busca por melhora.

Atualizado em: 08/07/2022 na categoria: Interpessoalidade