O que é Fobia social? Saiba como Identificar e Tratar

As interações sociais podem representar certo pavor para algumas pessoas, sobretudo após a quarentena, onde ficamos afastados desse convívio. Diante disso, passaram a ser identificados diversos quadros de Fobia social, entenda melhor sobre a questão logo abaixo:

O que é Fobia social?

Chamamos de Fobia social a falta de capacidade em lidar com o estabelecimento de relações sociais, havendo assim visível dificuldade em se relacionar com o outro mesmo que de forma breve, marcando assim certo desconcerto diante da necessidade de convivência.

Nesses casos, quando é inevitável que as interações ocorram, é comum que elas causem muito desconforto e ainda um forte nervosismo, o que ela as pessoas que possuem Fobia social a evitarem ao máximo esses contatos, interferindo em diversas outras questões e podem gerar outros quadros, como o de ansiedade e depressão, por exemplo.

Como identificar a Fobia social?

Um quadro de Fobia Social nos permite chegar a sua identificação por meio de diversos sintomas que passam a surgir, podendo ser percebidos no próprio dia a dia e nos deixando entender a necessidade de buscar por um apoio profissional para o tratamento.

Nesse sentido, é importante estar atento para que os sintomas ligados a Fobia social não sejam confundidos com características simples do ser humano como a timidez, que apresenta um padrão muito mais leve.

Diante disso, podemos citar como parte desses sintomas:

  • Receio para conhecer pessoas novas;
  • Retraimento para citar suas opiniões;
  • Nervosismo diante de contato social;
  • Dificuldade em manter contato visual durante conversas;
  • Coração batendo forte;
  • Tontura e enjoo;
  • Respiração ofegante.

Existe cura para a Fobia social?

Nesse sentido, não podemos afirmar que existe uma cura propriamente dita, mas sim um tratamento que se mostra eficaz, principalmente quando se busca por ele logo em primeiro momento, aumentando as possibilidades de maior sucesso nos cuidados em questão.

Assim, é fundamental que se opte pela psicoterapia, em alguns casos sendo preciso o acompanhamento também com o psiquiatra e o uso de remédios regulares. Além disso, lembre que os efeitos do tratamento são melhores a longo prazo, quando se segue à risca as indicações de um profissional.

Inclusive, é importante frisar que será justamente um profissional o responsável pelo diagnóstico correto, por isso não deixe de escolher por um para te ajudar nesse momento, mesmo que ele acabe te dando um diagnóstico diferente do de Fobia social.

Atualizado em: 30/09/2022 na categoria: Interpessoalidade