O que são Pensamentos intrusivos: É possível controlar?

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que imaginamos, e são um dos grandes responsáveis pela autossabotagem, nos desanimando mesmo sem motivos aparentes. Entenda melhor sobre o quadro e outras informações importantes sobre ele logo abaixo:

O que são pensamentos intrusivos?

Com certeza já ouviu falar sobre pensamentos negativos, e é justamente esse o sentido dos pensamentos intrusivos. Como o próprio nome já nos sugere, chegam até a gente como intrusos e de modo inesperado, nos levando a momentos estressantes e tristes.

Esses pensamentos podem se repetir de forma recorrente ou não, mas o que se tem sobre certeza acerca deles é que propiciam momentos complicados, podendo gerar crises de ansiedade em quem já apresenta o quadro, por exemplo, causando medos que podem não apresentar causas racionais.

O que ocasiona os pensamentos intrusivos?

Pessoas que são submetidas a grandes responsabilidades, estão propensas a terem pensamentos intrusivos, sendo gerados em grande parte das vezes em decorrência da preocupação e estresse. Mesmo que tudo esteja indo bem, o medo de desandar pode ser o motivo do terror.

Situações vivenciadas, como algum acidente ou testemunhar algum acontecimento assustador podem levar a rememorar as lembranças que se repetem na consciência.

Pensar demais no outro também pode ser uma causa para isso, dentre outros fatores como a necessidade de evolução pessoal. O fato é que não conseguimos estar no controle de tudo o tempo inteiro, e isso pode gerar a criação de pensamentos disfuncionais no campo mental, ou podem evoluir para quadros de depressão ou ansiedade.

Como identificar um pensamento intrusivo?

É comum que, na prática, esses pensamentos envolvam questões como insegurança, situações de violência, que surgem sem controle na mente ocasionando aflições e angústias. Além disso, eles se repetem com uma constância, chamada ruminação mental, comum em quadros de depressão e estresse pós traumático.

Esses pensamentos podem se apresentar de diversas formas, mas sua identificação pode ser observada quando  acarreta sofrimento psíquico em demasia e a pessoa deixa de frequentar lugares, situações por receios ou vergonha, fazendo com que a vida seja limitada por esses pensamentos.

Como controlar os pensamentos intrusivos?

Antes de tudo, há a necessidade de recorrer a terapia nesses casos, somente assim poderá entender melhor o seu quadro e tratar o mesmo da forma devida, externando a um profissional aquilo que sente. Outras dicas que podem te ajudar, são:

  • Aceite o pensamento e busque o racionalizar;
  • Separe um tempo diário para meditação;
  • Treine a mente para que trabalhe ao seu favor com pensamentos positivos;
  • Ajuste a rotina para evitar que se sinta pressionado;
  • Passe a externar mais aquilo que sente.

Atualizado em: 27/11/2023 na categoria: Temas em Geral