Auto sabotagem: É possível superar?

Todos nós temos comportamentos que se repetem ao longo do dia, isso se chama rotina. Mas quando comportamentos prejudiciais se repetem sem sabermos exatamente o porquê deles? Conheça um pouco sobre a auto sabotagem, a tendência a repetição de situações desagradáveis.

O que é a auto sabotagem?

Auto significa a si mesmo, a si próprio, já a sabotagem é o ato de arruinar ou danificar. Dessa forma, a auto sabotagem é o comportamento de se dificultar, prejudicar. Esses comportamentos podem ser decorrentes dos sentimentos de medo e incapacidade, bem como a história de vida e a fatores conscientes e inconscientes. 

A tendência a repetir as mesmas ações ao longo da história de vida, mesmo quando esses comportamentos causam insatisfação, desprazer e sofrimentos são comuns. Quem nunca viu uma pessoa repetir os mesmos ciclos destrutivos nos relacionamentos? ou reproduzir os mesmos padrões familiares? 

Por que repetimos?

Segundo Freud, essas situações são chamadas de compulsão à repetição. Quando a pessoa reproduz certos comportamentos sem saber exatamente o porquê, nessa ocasião, o autor explica que ao reprimir certos conteúdos da consciência se esquece, mas eles voltam na forma de ação. 

Todos nós temos padrões que reproduzimos ao longo da vida que são importantes e saudáveis, a questão parece que fica séria quando os esquemas que se refazem ocasionam danos sérios, destroem vidas e se transformam em transtornos mentais. No caso da auto sabotagem, a pessoa continua tendo condutas que atrapalham a sua vida,  mesmo sabendo que aquilo vai ser prejudicial, temos diversos exemplos: adicções, procrastinação, recorrência de violências, relacionamentos tóxicos, etc. Muitas dessas sabotagens são totalmente irracionais. 

Como superar?

O primeiro passo é identificar o que está sendo sabotado e quais os sentimentos provenientes destes, medo? aflição? prazer? alívio? 

A auto sabotagem também pode estar ligada com um prazer ou um certo alívio, mas que ao mesmo tempo acarreta sofrimentos, o exemplo clássico das dependências químicas, por um lado temos a satisfação consciente ou inconsciente, por outro, o desprazer. Com a psicoterapia também é possível identificar e entender melhor quais são os conteúdos que foram esquecidos. Por meio da associação livre de ideias, isto é, falar livremente associando as palavras, imagens e situações sem se preocupar com a lógica dos fatos, através da recordação é provável reconstruir histórias, lembrar e elaborar o reprimido a fim de promover uma melhor qualidade de vida.

 

Atualizado em: 01/08/2022 na categoria: Interpessoalidade