O que é Vaginismo?

Talvez você ainda não saiba, mas o Vaginismo é uma condição muito frequente e que atinge uma boa parte das mulheres, tendo implicações que interferem de maneira direta na saúde sexual, podendo implicar até mesmo na autoestima como consequência.

Para que siga entendendo mais sobre e retirando as principais dúvidas quanto a questão, logo abaixo nos dedicamos a te trazer respostas importantes sobre, olha só:

O que é Vaginismo?

É denominada por vaginismo uma alteração que ocorre no corpo feminino, ocasionando contrações involuntárias na região do assoalho pélvico. Muitas mulheres contam com a condição, mas não buscam pelo diagnóstico, geralmente um grande desconforto.

No ponto de vista sexual, essa é uma questão que impede a penetração durante o contato íntimo, ocorrendo tanto com o pênis quanto com acessórios como o vibrador, havendo ainda casos onde não se torna possível nem mesmo a colocação de absorventes internos.

Causas

O Vaginismo deve ser tratado com uma ginecologista, mas é comum que precise contar também com o trabalho conjunto de psicólogos, visto que pode ter tanto causas físicas quanto aquelas que partem de aspectos psicológicos.

Quanto as causas físicas, as mais comuns delas envolvem infecções urinárias ou hemorroidas, questões que causam desconforto durante a penetração e fazem com que, involuntariamente, o corpo gere um resposta de recusa ao ato.

Já quanto as causas psicológicas, são frequentes as vezes em que o vaginismo está associado a histórico de abuso sexual, fazendo com que a pessoa ligue o trauma ao ato sexual mesmo quando há a ideia de que ele seja prazeroso, partindo da própria vontade da mulher.

O receio excessivo em engravidar pode gerar o mesmo problema, uma vez que o cérebro recebe a mensagem de risco diante da relação sexual.

Sintomas mais comuns

O principal ponto de alerta para buscar ajuda especializada tanto para identificar o vaginismo como para tratá-lo é a impossibilidade ou dificuldade para a realização da penetração, o que pode ser muitas vezes alertado pelo próprio parceiro, além de que a mulher tende a sentir mais dor.

A sensação de ardência na região vaginal é outro ponto a ser analisado, podendo anunciar infecções de modo mais amplo, mas também estando entre os sintomas comuns do vaginismo.

Qual o tratamento?

Em alguns casos, o tratamento para o vaginismo inclui o uso de medicações, reposição hormonal e o uso de géis voltados para alívio da dor no ato sexual. Com isso, se torna possível melhorar as condições para que a penetração ocorra de modo prazeroso.

A realização de terapia e fisioterapia são outros aspectos importantes para o tratamento, havendo exercícios que estimulam a região pélvica para promover o relaxamento devido.

Já no caso da terapia, ela é indicada principalmente para mulheres que passam por um histórico de abuso sexual e hoje enfrentam o trauma.

Atualizado em: 20/05/2024 na categoria: Afetividade