O que é Inteligência emocional?

Diversos pontos ressaltados a partir do nosso comportamento se tornam capazes de levantar a pauta da Inteligência emocional, tema que tem passado a ganhar um maior destaque, gerando interesse para que possa ser uma competência adquirida.

É bem verdade que algumas pessoas estão mais distante desse ideal que outras, no entanto todos podem alcançá-lo com base em práticas assertivas. Logo abaixo, seguimos explicando o tema e dando sugestões de hábitos interessantes nesse mesmo sentido:

O que significa Inteligência emocional?

Basicamente, quando falamos em Inteligência emocional, nos referimos a forma de lidar com as nossas próprias emoções de maneira devida, gerando bons resultados na sua relação tanto consigo mesmo quanto com relação ao outro.

Sendo assim, refere-se sobretudo ao controle dos seus sentimentos, sejam ele surgido a partir de situações individuais ou com base em contextos evidenciados pela prática de terceiros.

Exemplo disso é quando situações nos causam certa ansiedade e somos levados a refletir muito sobre elas, inclusive gerando uma resposta afirmativa somente pelo receio das suas implicações. No entanto, quem possui inteligência emocional consegue dizer não de forma mais direta, tendo autoconsciência dos seus desejos e vontades.

Hábitos para desenvolver Inteligência emocional

Tendo em vista a importância do desenvolvimento da Inteligência emocional, é possível estabelecer hábitos que tornam positivos para que a mesma possa ser adquirida por cada um de nós.

Sendo assim, entre as práticas sugeridas, estão sobretudo as seguintes:

Autoconhecimento

Quando nos conhecemos o suficiente, conseguimos entender melhor a forma como determinadas situações podem nos atingir. Dessa forma, é preciso exercitar o autoconhecimento até mesmo o aspecto aos quais deve dar um maior foco no desenvolvimento da inteligência emocional.

Uma excelente dica é passar a ficar mais atento aos comportamentos e reações desde já!

Agir após pensar

Para o desenvolvimento dessa habilidade, devemos conseguir pensar com mais calma e exatidão. Sendo assim, nada de agir por impulso, busque sempre refletir bastante antes de tomar atitudes, assim poderá se certificar de que está fazendo o que julga ideal.

Seja empático

Quando nos colocamos no lugar do outro conseguimos entender melhor sobre essa pessoa, entendendo que por vezes o desejo dela não é de nos machucar. Ou seja, a partir disso podemos deixar de achar que tudo diz respeito a gente e focar em entender mais aqueles que estão ao nosso redor.

Faça suas atividades com calma

É preciso paciência para um emocional bem trabalhado, e isso diz respeito não somente a situações de debate direto, mas também as atividades mais comuns do nosso dia a dia.

Por isso, busque acordar com antecedência e fazer suas atividades com calma, sem que precise se pressionar em razão do horário mais apertado, por exemplo.

Faça terapia

Quem mais vai poder te ajudar no que diz respeito a essa habilidade e outros aspectos é um profissional, então acima de tudo faça terapia de acordo com a regularidade ideal para o seu caso!

Atualizado em: 19/03/2024 na categoria: Interpessoalidade