Shantala: A massagem para bebês

Já ouviram falar na Shantala? Esse tipo de massagem pode proporcionar vários benefícios para o recém nascido.

O que é Shantala?

A Shantala é um tipo de massagem de origem indiana realizada no bebê que ajuda a manter o contato dos cuidadores e recém nascido, além de proporcionar saúde e bem estar para ambos. Essa massagem ocorre através de toques suaves em movimentos circulares no corpo da criança e pode ser realizada desde o primeiro mês, desde que, o bebê aceite e esteja limpo e sem fome.

Quais os benefícios ?

Esse momento de relaxamento é capaz de possibilitar a redução dos batimentos cardíacos e ajuda na respiração, além de, diminuir os choros ou cólicas, por essa razão, proporciona bem estar e reduz o estresse do bebê.  Para realizar a shantala é recomendado que a mãe ou pai da criança estejam concentrados na realização da massagem, e não encontrem-se distraídos com o celular ou tv.

Ao nascer uma pessoa, ela é totalmente desprotegida e dependente,  precisando dos pais ou cuidadores para cuidar, ampará-la e fornecer segurança, dessa forma, o vínculo de amor é imprescindível para o seu desenvolvimento saudável.  Nesse sentido, a massagem pode promover um momento de fortalecimento de vínculo e maior contato entre cuidador e  bebê, por consequência reduz o risco de doenças, aumentando o sistema imunológico.

A shantala também é mais indicada para bebês prematuros, pois ajuda no fortalecimento e crescimento da criança, pois combate o estresse vivenciado nos hospitais durante a internação.

Como fazer uma boa massagem?

É importante que durante o momento da massagem, a mãe ou pais estejam focados no momento presente, sem distrações. É recomendável conversar com o bebê e olhar nos seus olhos pois contribui no laço social e sua segurança. Algumas pessoas usam  óleos e sugerem fazer logo após o banho quando a criança encontra-se mais relaxada. Não deve ser feita quando o neném estiver com febre ou chorando.

Atualizado em: 10/06/2022 na categoria: Para crianças